Como identificar o sexo de um coelho?


Saber determinar o sexo de um coelho traz bastantes benefícios. Escolher o nome adequado para o seu coelho na altura certa, evitar gravidezes indesejadas se tiver mais coelhos e evitar cancros uterinos em caso de ser fêmea.

Contudo determinar o sexo de um coelho pode ser uma tarefa complicada! Quem é que já não foi buscar um coelhinho e foi indicado que era um macho e depois quando foi ao veterinário mudou de sexo e afinal era uma fêmea ou vice-versa?

Não se preocupem pois é bastante comum e neste artigo eu vou explicar como podem determinar o sexo de um coelho sem problemas e incertezas. 

Como posicionar o coelho
  1. Colocar o coelho no colo com a zona genital para cima, encostar a cabeça dele contra a nossa barriga e a cauda em direcção aos nossos joelhos.
  2. Colocar uma mão por baixo das patas dianteiras e segurar bem no peito dele, e com a outra mão fazer pressão na zona do orgão genital para este progredir.

É muito importante fazer alguma pressão para o orgão progredir, se não aplicar pressão suficiente pode ser induzido em erro. 

Coelhos jovens

Para determinar o sexo em coelhos bebés é necessário que estes tenham pelo menos 4 semanas de idade. É possível determinar o sexo antes desta idade, mas para não ficar com dúvidas o ideal será às 4 semanas. A tarefa torna-se mais complicada em coelhos bebés porque os órgãos genitais ainda não se desenvolveram o suficiente e no caso dos coelhos machos os testículos ainda não estão visíveis. É importante aplicar bastante pressão para o órgão progredir o suficiente para que possamos distinguir entre macho e fêmea.

Fêmea

Quando aplicamos a pressão suficiente e nada progride é meio caminho andado para ser uma fêmea, contudo como expliquei anteriormente quando são machos jovens o orgão ainda não se desenvolveu o suficiente e por isso pode não progredir o suficiente e parecer uma fêmea. Outra dica importante é a forma estrutural do orgão. Se for fêmea tem uma estrutura linear como uma fenda plana que acompanha o alinhamento do anús.

Fêmea Jovem

Fêmea Jovem Adulta

Macho

Os machos têm uma estrutura tubular com abertura redonda e quando aplicado pressão suficiente o orgão progride bastante em comparação com a fêmea.

Macho Jovem

Macho Jovem Adulto

Coelhos adultos

A sexagem em coelhos adultos é mais fácil, pois a partir dos 4 aos 6 meses os testículos começam a descer e ficam visíveis a olho nu. As regras são as mesmas, aplicar pressão suficiente e ver as diferenças.

No coelho macho o pénis é bastante mais proeminente quando aplicada pressão e a estrutura tubular e circular também é mais acentuada. Na fêmea a estrutura linear torna-se também mais proeminente e nem sempre se torna tão visível a fenda plana, contudo a progressão do orgão é minima ou quase nula.

Macho Adulto

 

Fêmea Adulta

Espero que este artigo tenha sido útil e que ajude o teu humano a evitar situações constrangedoras no futuro! 

 

Publicado por William


Deixe um comentário