Estase Gastrointestinal


O que é?

A estase gastrointestinal é um problema de saúde sério, silencioso e muito comum nos coelhos. A estase gastrointestinal ou intestinal é uma condição potencialmente mortal na qual o sistema digestivo desacelera ou cessa por completo. Se não for tratada, a desaceleração ou a cessação completa do movimento intestinal normal (peristaltismo) pode resultar em uma morte dolorosa em um período de tempo relativamente curto. Uma desaceleração intestinal pode fazer com que os pelos e alimentos ingeridos se alojem em qualquer lugar ao longo do trato gastrointestinal, causando uma obstrução intestinal. Além disso, como o ceco não se esvazia com rapidez suficiente, podem proliferar bactérias nocivas em números elevados, superando as bactérias e fungos normais e benéficas no ceco. Esse crescimento excessivo provoca gás que pode causar uma dor extrema e um inchaço muito doloroso diminuindo a motivação do coelho para comer ou beber. Algumas dessas bactérias também produzem toxinas potencialmente mortais, sobrecarregando assim o fígado e podendo causar a falência do órgão, sendo considerado um efeito colateral sério colocando em risco a vida do coelho.

Causas

A desaceleração do sistema digestivo pode ser causada por:

  • Uma dieta rica em amido e pobre em fibras (não ingerir feno suficiente por exemplo) e só ingerir comidas à base de açúcares e ração;
  • Stress (por perder um parceiro, uma mudança no ambiente, etc)
  • Dor por problemas subjacentes (problemas dentários como sobrecrescimento dos molares, infecções do trato urinário, gases)
  • Falta de exercício

Sintomas

Os sintomas da estase gastrointestinal incluem:

    • Grânulos fecais muito pequenos (ou nenhum) às vezes agarrando-se ao anús.;
    • Gorgolejo muito alto e violento do intestino (gás movendo-se dolorosamente)
    • Letargia Perda de apetite
    • Postura curvada (em forma de bola)
    • Ranger dos dentes de dor
    • Morte súbita

Tratamento

Quando leva o coelho ao veterinário, este tentará determinar a causa da estase gastrointestinal e se não há obstrução intestinal, através de exames como a radiografia e análises de sangue. É imperativo levar o coelho ao veterinário o mais rapidamente possível caso detete algum dos sintomas acima mencionados, pois a morte por estase gastrointestinal pode ocorrer num período de poucas horas. Existem vários tratamentos de suporte para recuperar a motilidade gastrointestinal e recuperar o apetite:

      • Medicamentos para a motilidade como a metoclopramida que ajudam a estimular o movimento peristáltico.
      • Fluidos intravenosos que ajudam a hidratar e a amolecer o conteúdo nos intestinos
      • Medicação para a dor para aliviar o desconforto devido ao acúmulo de gás
      • Alimentação por seringa de Critical Care para garantir que o coelho continua a receber os nutrientes essenciais e fibra para ajudar a passar fezes
      • Antibióticos caso seja necessário para combater o crescimento excessivo de bactérias nocivas

Também é importante fornecer bastante feno e verduras frescas caso o coelho tenha vontade de comer. Opte por verduras com aroma como os coentros para incentivar o coelho a comer. Com estes tratamentos, tempo e paciência um coelho que sofre de estase gastrointestinal e que tenha sido diagnosticado cedo pode recuperar totalmente.

Prevenção

Existem várias medidas que pode tomar para ajudar a prevenir a ocorrência de estase gastrointestinal. A medida mais importante é a dieta, certifique-se que o seu coelho está a receber uma dieta equilibrada e adequada à base de feno. O feno é essencial não apenas porque fornece as fibras essenciais para manter o sistema digestivo funcional, como ajuda no desgaste dos dentes. Leve o seu coelho aos check ups veterinários para detetar problemas de saúde subjacentes como infeções ou problemas dentários. Por último, mas não menos importante, verifique a zona onde vive o seu coelho. Crie um ambiente feliz e saudável para evitar episódios de stress e sedentarismo.

Publicado por William


Deixe um comentário