Alimentação: Feno


Bem-vindo/a ao segundo post da nossa série sobre a alimentação e nutrição de coelhos. No primeiro artigo falamos sobre a pirâmide alimentar dos coelhos, abordando todos os patamares de alimentos que fazem parte da tua alimentação. Como referimos nesse artigo, iremos abordar com mais detalhe cada um dos patamares da pirâmide nos próximos posts, começando hoje pela base – o feno.

O sistema digestivo do coelho requer fibra para o seu bom funcionamento e o feno, sendo constituído maioritariamente por fibra, é o alimento de eleição. Assim, o feno é um dos alimentos mais importantes na alimentação de um coelho e deve fazer parte de no mínimo 60% da sua dieta e idealmente 80%.

É importante perceber que para além dos coelhos necessitarem de fibra para a própria motilidade e boa função do sistema digestivo, recebem muito pouca nutrição de alimentos fibrosos tal como o feno, pois este passa muito rapidamente pelo intestino. É, por isso, tão importante consumirem, para além do feno, alimentos de fácil digestão para adquirir todos os nutrientes necessários. Se um coelho for alimentado somente com feno pode ficar desnutrido e vir a sofrer de problemas digestivos.

Para além de fornecer uma grande quantidade de fibra, o feno também ajuda no desgaste dos dentes por conter silicatos e outros minerais. É importante referir que o feno nem sempre é igual e nem sempre tem a mesma qualidade nutricional. Isto depende de vários fatores, tais como, a espécie de erva, a idade em que foi colhida, a forma como foi seco e como foi armazenado. Todos estes fatores influenciam a quantidade de vitaminas e o ganho de nutrientes.

Tipos de feno

Existem vários tipos de feno mas o feno timóteo é o mais comum, mais barato e universal. Contudo os outros fenos não deixam de ser boas fontes de fibra. Os fenos mais comuns em Portugal são o feno timóteo como já referido, o feno de pomar, o feno de festuca, o feno de aveia, o feno bio e o feno de montanha.

O feno não é necessariamente sempre erva. Qualquer material feito à base de folhas secas pode ser chamado feno, tendo como exemplo a alfafa. A alfafa ou luzerna tem menos fibra que os outros tipos de feno, mas contém mais nutrientes, cálcio e gordura. Por esta razão não é indicado para coelhos obesos ou coelhos com problemas urinários. Contudo, para coelhos saudáveis, coelhos adultos desnutridos e para coelhos que não estejam a ingerir alimento é o feno mais apropriado, pois é muito saboroso e os coelhos preferem-no a qualquer outro tipo de feno.

As características de feno

As características do feno dependem muitas vezes de cada feno e de cada corte contudo, no geral:

  • o feno deve ter uma coloração verde na sua uniformidade, não devendo ser amarelada ou preta;
  • deve ter um cheiro adocicado;
  • não deve ter pó;
  • não deve ter humidade;
Os tipos de corte de feno

O feno pode ter vários cortes, resultantes da altura em que este é colhido. O primeiro, segundo e terceiro corte são os mais comuns:

O feno de primeiro corte é usualmente mais apimentado, com mais caules e ervas daninhas. A percentagem de proteína é mais baixa mas a quantidade de fibra é maior.

O segundo corte é normalmente mais adocicado, mais macio e mais palatável para a maioria dos coelhos. Por norma tem um valor nutricional mais elevado e menos fibra.

O terceiro corte é o que tem menos fibra, mas é o mais adocicado e o mais adorado pelos coelhos. Se o coelho for saudável e não tiver necessidades específicas, a realidade é que faz pouca diferença se um coelho é alimentado primeiro, segundo ou terceiro corte.

Uma dieta rica em fibra e sem o balanço de outros alimentos, tais como vegetais e ração apropriada, pode causar irritação do intestino e eventual impactação do ceco.

Curiosidades: composição analítica dos diferentes tipos de feno
Tipo de Feno Proteína Fibra Cálcio
Alfalfa  17,50%  30,00%  1,23%
Feno Timóteo  8,25% 28,00%   0,36%
Feno de Aveia 8,60% 42,40%  0,29%
Feno de Pomar 8,15%   31,00%  0,28% 
Feno de Festuca 9,00%  31,00%   0,33% 

Também podes ver este artigo no canal do William e da Maria, subscreve e fica atento:

Uma alimentação equilibrada contribui sempre para uma saúde prolongada.

Gostaste deste artigo? Deixa o teu comentário em baixo e partilha com os teus amigos e amantes de coelhos!

Qual é o teu feno favorito!

Qual é o que costumas utilizar mais?

Costumas misturar?

Conta-nos tudo!

Publicado por William


Deixe um comentário