Alimentação: Frutas & Guloseimas


Ao longo das últimas publicaçõoes temos vindo a abordar em pormenor cada patamar da pirâmide alimentar dos coelhos (deixamos o "índice" no final desta publicação). Na publicação de hoje vamos abordar os últimos dois patamares em conjunto: a fruta e as guloseimas. Esta é sem dúvida a publicação mais "doce" e contém algumas dicas importantes e, melhor ainda, uma receita de guloseimas caseiras para preparares para o teu coelho!

Caso queiras saltitar entre as diferentes partes deste artigo usa os links de navegação abaixo:

Fruta

A fruta em pequenas doses pode ser uma mais valia para a dieta de um coelho. A maioria dos coelhos gosta de fruta, o que também pode ajudar coelhos anoréticos, à semelhança dos vegetais. A fruta também contém grandes quantidades de minerais e fitonutrientes que podem ajudar a reduzir a inflamação e a dor, podem ter efeitos positivos no trato urinário e podem ajudar a combater algumas doenças como o cancro e tumores. Mesmo tendo um alto teor de açúcar, como a frutose, as frutas são também ricas em hemi-celulose, pectinas e fibra solúveis que ajudam a beneficiar a digestão.

No entanto, é necessário ter cuidado com as frutas secas pois contém uma maior quantidade de açúcar e conservantes, pelo que recomendamos que sejam dadas em pequenas quantidades, como guloseimas.

Dosagem

A dose recomenda de fruta diária é de 1-2 colheres de sopa por 2,3Kg de peso. O mais indicado é começar com um ou dois bocados de cada vez e ir aumentando até chegar a 2 colheres de sopa, se não houverem efeitos que sugiram o contrário. É muito importante ter em conta que a semente da fruta deve ser removida.

Exemplos de frutas e benefícios potenciais

Estes são alguns exemplos de frutas que podem ser benéficas para a saúde dos coelhos:

  • Amoras e Framboesa

    As amoras e framboesas, por exemplo, contêm uma grande quantidade de fitonutrientes que ajudam a proteger o cérebro de deterioração relativamente à idade e previnem infecções do trato urinário. As framboesas ajudam também a prevenir problemas dentários e apresentam efeitos antiinflamatórios.

  • Romã

    O sumo de romã também tem uma acção antiinflamatória e anti cancerígena, bem como inibe o crescimento de bactérias.

  • Papaia e Ananás

    A papaia e o ananás contêm uma enzima que ajuda na digestão. Particularmente o ananás, sendo também rico em manganês, ajuda a prevenir a formação de coágulos no sangue, tem acção antiinflamatória, anti cancerígena e ajuda a combater parasitas intestinais.

  • Fruto noni

    Para quem tem problemas com coelhos ansiosos o fruto Noni tem efeito calmante, estimula o sistema imunitário e é uma grande fonte de vitamina C.

Valores nutricionais

Na tabela abaixo temos alguns exemplos de frutas que podemos dar aos nossos coelhos:

Vitaminas
Fruta  Vit A (IU)  Vit E (IU)  Vit K (IU) 
 Ananás  3,0 0,00002  1,2 
Amoras   3,0 0,0006  25,0 
Banana   3,0 0,0001  0,50 
Damasco 

96,0 

0,0009 3,6
Laranjas  295,0 0,24 4,0
 Maçã   3,0 0,0002  2,0 
 Pêssego  38,0 0,002 7,80
 Uva   0 0,15  3,0 
Níveis de fibra, açúcar e oxalato
Fruta  Fibra (%) Açucar (%) Nível Oxalato
Amora 2,5 9,96 Baixo
Ananás 1,3 0,26 Baixo
Banana 2,5 12,2 Baixo
Cereja 1,5 7,7 Baixo
Damasco 2 9,24 Muito Baixo
Framboesa 6,6 4,42 Médio
Maçã 2,5 - 5 10,4 Muito Baixo
Manga 1,8 14,8 Muito Baixo
Melão 0,4 - 5 6,2 Muito Baixo
Morango 2,3 5,0 Baixo
Papaia 1,8 18 Baixo
Pêra 2,1 9,8 Baixo
Pêssego 2,1 10,6 Baixo
Romã 0,6 25,5 Médio
Tangerina 2,0 11,0 Médio
Uva 0,9 17 Muito Baixo

Guloseimas

As guloseimas devem ser oferecidas ao coelho esporadicamente - uma ou duas vezes por semana, no máximo. Quando estamos a ensinar um truque, por exemplo, podemos escolher uma fruta seca e parti-la em vários pedacinhos, assim evitamos dar várias guloseimas em cada treino.

Procure sempre encontrar guloseimas que sejam feitas à base de ingredientes naturais, sem conservantes nem corantes. Evite ao máximo todas as guloseimas que contenham cereais e muitos açucares, especialmente aquelas em forma de barras, pois são muito prejudiciais e podem provocar problemas gastrointestinais. Se tiver tempo pode sempre fazer as suas próprias guloseimas caseiras. Partilho em baixo uma receita:

Receita para guloseima caseira

Ingredientes:

    • 227g de aveia
    • 113g de ração do vosso coelho
    • 57g de folhas de manjericão
    • 1/2 cenoura
    • 1/2 banana
    • 1 colher de sopa de água

Preparação:

  1. Pré aquecer o forno a 180 graus
  2. Use uma trituradora para triturar a aveia e a ração e coloque numa tigela á parte
  3. Coloque o manjericão, as frutas e a colher de sopa de água na trituradora até ficarem moles
  4. Agora misture tudo até ficar uma forma moldável, se tiver um pouco dura pode adicionar mais água
  5. Coloque a forma em papel vegetal e molde como quiser ou faça simples bolinhas
  6. Coloque no forno e cozinhe por 25 minutos
  7. Deixar arrefecer et voilá, servir e deixar o seu coelho desfrutar!

MUITO IMPORTANTE: Tirar fotografias do resultado final e partilhar com o #hoppyn ou diretamente para o nosso Instagram ou Facebook!

E assim termina a nossa série sobre a alimentação dos coelhos e a dissecação da pirâmide alimentar. Caso queiras recordar alguns dos artigos anteriores, deixamos-te abaixo o "cardápio" com os outros artigos:

    Esperamos que estes artigos tenham sido úteis e tenhas aprendido imenso!

    O que gostarias de aprender a seguir? Partilha nos comentários ou nas nossas redes sociais sobre que tópicos gostarias que eu e a Maria abordássemos no blog de coelhologia.

    Tem uma excelente semana!

    Publicado por William


    Deixe um comentário