Grooming


Os coelhos são animais muito limpos e fazem a sua própria limpeza exatamente como os gatos, e tal como os gatos também formam bolas de pêlo se ingerirem pêlo em excesso, que podem causar uma obstrução gastrointestinal e/ou estase gastrointestinal. O grooming é muito importante para retirar o pêlo morto e é também uma oportunidade para verificar o aspecto geral do coelho, tal como os olhos, orelhas, unhas, pele, pêlo, glândulas, dentes e ouvidos.

Os coelhos mudam de pêlo a cada 3 meses e precisam ser escovados pelo menos uma vez por semana para remover o pêlo morto. É muito comum nas alturas da muda de pêlo aparecerem falhas e muito pêlo solto que conseguimos remover facilmente puxando. Os coelhos de pêlo longo requerem uma maior manutenção e é recomendada a tosquia ou então aparar o pêlo para evitar a ingestão e consequente formação de bolas de pêlo.

Abaixo falamos dos diferentes aspetos do grooming e partilhamos dicas relativamente a cada um deles:

Pelo

O pêlo do coelho deve ser escovado sempre na direção do crescimento do pêlo. Enquanto escova o pêlo, é importante verificar o seu estado, e a presença de nós. A pele do coelho é muito sensível, por isso cortar um nó de pêlo com a tesoura é perigoso pois pode cortar muito facilmente a pele. Assim aconselho a usar uma escova tira-nós ou um pente desemaranhador. Não esquecer de escovar a zona do peito, patas e cabeça.

Banho

NUNCA dar banho aos coelhos. Os coelhos são animais muito sensíveis e podem entrar em choque quando submetidos a uma situação muito stressante tal como um banho. Um coelho molhado pode entrar em hipotermia rapidamente e posteriormente em choque. O pêlo dos coelhos é muito denso e pode levar muito tempo até estar completamente seco. A humidade que se instala no pêlo pode levar ao aparecimento de bactérias e fungos, levando a problemas de pele no futuro. O uso do secador do cabelo também é contra indicado, uma vez que é uma fonte de stress e os coelhos são muito sensíveis ao calor.

Pele

Pele que esteja eritematosa (rubor da pele), com caspa, alopecia (falta de pêlo), e/ou com prurido (comichão) são normalmente sintomas de ácaros ou reação alérgica a pulgas. É muito importante desparasitar os coelhos externamente com produtos próprios. Feridas abertas, ou inflamação são sintomas de problemas de pele mais graves e devem recorrer a um veterinário.

Glandulas Anais

As glândulas anais estão localizadas de cada lado dos genitais e quando estão cheias têm um cheiro muito característico e é sinal que devem ser limpas. Para limpar as glândulas anais basta usar uma cotonete com água morna e retirar o excesso.

Patas e unhas

Coelhos que estejam em casa e com pouco ou nenhum acesso ao exterior tendem a ter unhas maiores por falta de desgaste, sendo por isso importante apará-las. Para cortar as unhas é preciso ter confiança e cortar somente o início da unha, não passando a parte cor de rosa da unha (o sabugo), pois é uma zona sensível e propícia a sangrar. As patas posteriores são muito propícias a infecções devido à exposição excessiva a urina. Coelhos que passam muito tempo em jaulas são ainda propensos a desenvolver pododermatite  e calos.

Ouvidos

É importante verificar o estado das orelhas, se estão inflamadas, com crostas, com pele seca. Uma otite em um coelho é uma doença grave e deve ser tratada com urgência. Não aconselho a limpar os ouvidos sem a ajuda de um veterinário.

Dentes

Os dentes dos coelhos crescem continuamente e devem ser vistos para confirmar que estão a ser desgastados correctamente. Relembro que o feno é muito importante para ajudar ao desgaste dos dentes, tal como já falei anteriormente no meu blog.

Olhos

Os olhos devem estar limpos, sem corrimentos e devem ser rosados em seu redor e não avermelhados. Olhos lacrimosos ou com corrimentos purulentos devem ser vistos por um veterinário com urgência.

E assim termina mais um artigo sobre coelhologia! Esperamos que te seja útil!

Não te esqueças de partilhar com os teus amigos e partilhar connosco o teu feedback.

O que gostarias de aprender a seguir? Partilha nos comentários ou nas nossas redes sociais sobre que tópicos gostarias que eu e a Maria abordássemos no blog de coelhologia.

Tem uma excelente semana!

Publicado por William


Deixe um comentário