A Pirâmide Alimentar dos Coelhos


Olá Hopper, bem-vindo(a) à nossa série de posts sobre alimentação e nutrição de coelhos. Nesta série eu e a Maria, vamos partilhar contigo uma série de informações muito importantes sobre a nossa alimentação e nutrição, bem como falar em pormenor sobre vários tipos de fenos, rações e como manter um coelho saudável e feliz!

Começamos esta série partindo da base, falando em linhas gerais sobre a nossa alimentação e sobre a nossa pirâmide alimentar.

A pirâmide alimentar dos coelhos

Os coelhos são mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos e caracterizam-se pela sua cauda curta, orelhas e patas compridas. Estes pequenos mamíferos são considerados herbívoros, isto é, consomem maioritariamente matéria vegetal, como por exemplo folhagem, o principal componente na sua dieta.

A alimentação de um coelho baseia-se essencialmente em feno. Contudo para obterem todos os nutrientes necessários, os vegetais são uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais à sua alimentação. A ração é um complemento, mas muito importante, servindo para adicionar as restantes vitaminas e minerais que não são encontrados em todos os vegetais. Por fim as guloseimas e frutas que não deixam de fazer parte da sua alimentação, mesmo que em muito pouca porção.

Para simplificar, vejamos a seguinte pirâmide alimentar:

Feno

Na pirâmide alimentar acima, podemos verificar que o feno faz parte de, no mínimo, 60% da alimentação de um coelho. O feno principal deve ser o Timóteo, por conter a quantidade de fibra essencial ao sistema digestivo do coelho, no entanto, fenos como o de aveia e pomar também são fenos com alto teor em fibra, e podem ser uma alternativa ao feno Timóteo.

Vegetais

Os vegetais constituem 20% da alimentação e só são essenciais a partir dos 6 meses de idade e que devem ser introduzidos lentamente devido à sensibilidade da flora gastrointestinal do coelho. A quantidade de vegetais fornecida deve ser calculada por cada 900 gramas de peso em 128 gramas de vegetais dividido por duas vezes ao dia ou uma vez ao dia.

Ração

A ração deve ser fornecida em pequenas quantidades, por exemplo, uma colher de sopa, ou para se ser mais especifico 64 gramas de ração por cada 2,7kg de peso. Deve ser fornecida também uma vez ao dia ou dividida em duas vezes. A um coelho que esteja a atingir a fase sénior, seja sedentário ou com excesso de peso deve-se reduzir a quantidade de ração para 32 gramas em 2,7kg de peso.

Fruta

As frutas só fazem parte de 4% da alimentação, pois são constituídas maioritariamente por açúcar e podem trazer problemas graves aos nossos coelhos, e como tal só devem ser dadas duas vezes por semana. A quantidade de fruta que deve ser fornecida pode ser calculada por cada 2,7Kg em 28 gramas de fruta.

Guloseimas

A cenoura é um exemplo de uma guloseima, pois contém uma grande quantidade de açúcar e como tal só deve ser oferecida uma vez por semana aos nossos coelhos.

Nas próximas publicações iremos abordar com mais pormenor os vários tipos de fenos, as rações comerciais e como manter um coelho saudável.

Já conhecias a pirâmide alimentar dos coelhos?

Costumas guiar-te por estas percentagens?

Deixa as tuas dúvidas, sugestões e comentários abaixo e partilha com os teus amigos!

Publicado por William


2 comentários


  • Hoppyn

    Olá Família 101 Coelhinhos! 🐰

    Muito obrigado pelo teu feedback e pelo teu comentário, ficamos muito felizes que tenhas gostado da iniciativa do blog!

    O que dizes é bem verdade, e é justamente por isso que surge o nosso blog de coelhologia! Nos próximos posts a Dr.ª Maria irá justamente abordar com mais pormenor estas questões das rações, fenos e etc.! 😊


  • 101coelhinhos

    Ola Dtr María 😊

    Acompanho o William através do instagram e adorei a iniciativa de criar este blog juntamente com Hoppyn para partilhar informações!

    Gostaria de ouvir a tua opinião mais aprofundado sobre rações e quais as marcas que aconselhas. Quais os componentes que achas que uma ração deve ter (percentagens de cálcio etc) e que componentes consideras essenciais.

    Infelizmente nem todas as rações são boas assim como existe produtos no mercado mais prejudiciais do que benéficos para coelhos, nem tudo que tem um coelho na embalagem quer dizer que realmente seja próprio para ele.

    Gostaria que tocasses neste assunto sendo que és formada na área e uma opinião de um profissional é sempre mais credível e seguro para darmos o melhor aos nossos orelhudos 🐰

    Até breve,
    101coelhinhos 🐰


Deixe um comentário