Alimentação: Vegetais


Os vegetais frescos não são absolutamente necessários numa dieta para um coelho saudável, mas podem ser uma valiosa fonte de proteína, vitaminas, água e minerais, especialmente iodo que é muito baixo na comida comercial, e outros potencialmente benéficos tais como os flavonoides (compostos presentes em vegetais e que têm função antioxidante entre outras).Os vegetais podem também servir para estimular o apetite de um coelho anorético e adicionar interesse e variedade a uma refeição saudável de um coelho.

A adição de vegetais na dieta de um coelho não mostra efeitos negativos, se estes forem dados com moderação. Tal como qualquer alimento, o que pode ser benéfico em pequenas quantidades pode não o ser em grandes quantidades. Por exemplo, alguns coelhos são sensíveis a vegetais em particular e, se alimentados com grandes quantidades destes vegetais, podem produzir cecotrofos muito moles.

Fatores importantes a considerar

A idade, ração, saúde e estado reprodutivo de um coelho são fatores importantes a considerar quando são dados vegetais. É importante saber que as plantas contêm uma grande variedade de complexos quimicos. Alguns destes são macronutrientes - proteinas, lipidos e carbohidratos; e outros são micronutrientes - vitaminas e minerais.

Os químicos que não encaixam nas categorias acima são chamados de fitoquimicos ou de fitonutrientes. A maioria das plantas contêm numerosos fitoquimicos, alguns são benéficos e outros prejudiciais.

Dosagem

A quantidade de vegetais fornecida recomendada é 128 gramas de vegetais por cada 900 gramas de peso do coelho, fornecidas por dia em dose única ou dividida em duas doses. É importante fornecer pelo menos 3 tipos de vegetais diferentes em cada refeição para garantir uma nutrição adequada. Os vegetais devem ser introduzidos lentamente e em pequenas quantidades para não causar transtornos gastrointestinais.

O oxalato de cálcio e alterações fisiológicas

O oxalato de cálcio é um componente importante presente nos vegetais e que é muito falado na alimentação dos coelhos. O oxalato de cálcio é formado a partir dos carbohidratos e da proteína na planta e os seus efeitos dependem de vários factores, tais como:

  • a forma em qual é consumido;
  • o rácio oxalato de cálcio:ácido ascórbico existente na planta que é consumida (coelhos que consomem grandes quantidades de Vitamina C podem sintetizar mais oxalatos);
  • o grau de hidratação do coelho que consome os oxalatos;
  • as quantidades de magnésio, ferro e cálcio na dieta do coelho.

A maioria dos oxalatos de cálcio são absorvidos no estômago e podem formar cristais insolúveis, que na bexiga podem causar emergências urinárias e posteriormente a formação de cálculos no rim. Contudo não é algo muito comum em coelhos.

Outros fatores que podem influenciar a formação de cálculos de oxalado de cálcio são:

  • A quantidade de água ingerida;
  • a falta de exercício;
  • alto consumo de ácido ascórbico
  • ingestão de plantas ricas em oxalato de cálcio

Contudo importa reter que se rácio oxalato:cálcio for alto, o oxalato pode-se fundir com o cálcio. Este é um fenómeno interessante pois, por exemplo, se um coelho tiver urólitos (cálculos urinários) deve seguir uma dieta rica em oxalato devido a este fenómeno.

Resumindo, a maioria dos coelhos que consomem comidas moderadas com oxalato de cálcio não sofrerão alterações se beberem líquidos suficientes e fizerem exercício adequado.

Abaixo deixamos exemplos de vegetais e a quantidade de oxalato e cálcio por 100g da comida listada. Os valores nutritivos podem variar consideravelmente devido a diferentes condições de crescimento e armazenamento, entre outros fatores. A Alface não está listada pois não é aconselhada, sendo que tem um valor nutritivo muito baixo e pode causar transtornos gastrointestinais.

Vegetal   [Oxalato] (mg) [Cálcio] (mg) 
Rúcula 18,7  160
Manjericão  115  177
Pimento   7,1 9,0 
Bróculos   1,8 48 
Couve   3,0 105 
Raiz de cenoura   15,7 27,5 
Rama de cenoura   492 1,940 
Aipo   17,7 40 
Chicória   27,3 100 
Coentros   10 67 
Dente-de-leão   24,6 187 
Endro 114 208
Endívias 60 52
Couve Kale 7,0 135
Salsa 900 138
Abóbora 32 43
Espinafres 1,380 99
Tomate 44,5 10
Agrião 185 120

Publicado por William


Deixe um comentário